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05 ago 2023
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02 jul 2023
17 dez 2022
Publicado em: 25/06/2024 16:07:39
Tema: Práticas escolarizadas de leitura literária: uma perspectiva crítica e dialógica
Palestrante: Prof. Dr. Paulo Ricardo Moura da Silva
No dia 08 de julho de 2024, às 19h (horário de Porto Velho - RO)
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O evento contará com emissão de certificado mediante a inscrição no SIGAA.
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Resumo:
A formação do leitor literário é um desafio inicialmente enfrentado pela escola da Educação Básica, estende-se à universidade e se torna uma busca constante a permear os programas de disciplina da área de Literatura e formação de professores. Dessa forma, a experiência literária, processo resultante dessa formação, configura-se em uma lacuna a ser preenchida no decorrer da vida acadêmica do aluno que ingressa no curso de Letras, bem como na sua formação como professor da educação básica. Contudo, como se trata de um processo, a aquisição dessa experiência requer um planejamento específico de ações voltadas para propiciar o efetivo contato do leitor com o texto literário, a fim de oportunizar o estranhamento, por meio da participação do leitor numa contínua troca de significados. Sob essa perspectiva, a experiência literária configura-se numa via de acesso para a apropriação do texto literário, concebida como habilidade imprescindível para se explorar as potencialidades peculiares ao universo literário. Assim, experienciar o contato com a sensibilidade, o questionamento, a reflexão, a ampliação de horizontes, enfim, apreender as representações simbólicas das experiências humanas contribui, sobretudo, para aprimorar a humanização do homem. A Literatura, além de desenvolver questões estéticas, proporciona ao leitor um pensamento crítico acerca das questões que circundam o mundo: políticas, sociais, ideológicas, culturais. São campos de conhecimento que se cruzam na tessitura da obra literária. Considerando esse cenário, a palestra “Práticas escolarizadas de leitura literária: uma perspectiva crítica e dialógica” foi motivado pela constatação das crescentes demandas dos alunos da graduação de Letras e áreas fins, dos pesquisadores do PPGMEL, bem como dos professores da educação básica em aprofundar as perspectivas teóricas e metodológicas relacionadas à formação do leitor literário. Em consonância com Silva, “No âmbito escolar, é preciso formar leitores que desconfiem, que percebam sutilezas e ambiguidades e que questionem a primeira aparência da palavra lida, a fim de se defrontarem, criticamente, entre os ditos e os não ditos do texto literário” (2022, p. 18). Esses fatos evidenciam a necessidade de investigar e problematizar esse processo de insuficiência e, paralelamente a essa identificação, de propiciar a inserção desse leitor no universo da literatura.
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Fonte: MEL