Coordenadores: Elisa Maria Dalla-Bona (UFPR); Maria Zilda Cunha (USP); Wellington Furtado Ramos (UFMS); e Rosa Maria Cuba Riche (UFRJ)
O eixo busca ampliar e aprofundar as discussões que envolvem a escrita literária no ambiente escolar e em qualquer dos níveis da educação básica (educação infantil ao ensino médio). Os trabalhos apresentados terão o propósito de expor problemas, perspectivas, propostas, pesquisas e práticas consoantes ao desafio de formar alunos-autores do texto de natureza literária. Os temas pertinentes ao eixo tratarão:
a) da interdependência das habilidades de ler e de escrever;
b) da viabilidade da formação escolar da criança e do jovem para a escrita literária;
c) da formação da atitude de autor;
d) do papel do professor;
e) da comunidade escolar (professores e alunos) entendida como um público colocado à disposição do aluno-autor para que ele possa testar o efeito produzido por sua escrita;
f) das técnicas da escrita literária;
g) das estratégias adotadas em situação escolar para ajudar os alunos a superar os desafios que a escrita literária impõe;
h) do desenvolvimento no aluno-autor da capacidade de escrever em busca de uma intenção artística e estética próprias do texto literário;
i) da reescrita, como parte integrante de um processo de criação e de idas e vindas entre o texto e o aluno-autor para decidir sobre as transformações que deseja realizar em seu texto;
j) da avaliação da escrita literária dos alunos.