Do | Se | Te | Qu | Qu | Se | Sá |
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | |
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |
28 | 29 | 30 | 31 |
05 ago 2023
05 ago 2023
02 jul 2023
17 dez 2022
Publicado em: 27/01/2020 14:28:15
Chamada para publicação
A literatura enquanto espaço de conhecimento é terreno interdisciplinar. Seja por seu lugar de contextualização, reflexão e valor estético, seja por sua potência em problematizações acerca de questões que circundam o ser, em suas variadas nuanças, o espaço literário ocupa-se da extensão de linguagens que se revelam em polissemias e seus efeitos, bem como em oportunidades investigativas de caráter epistemológico.
Considerando a afirmativa de Aristóteles, “Todos os seres humanos naturalmente desejam o conhecimento” (em sua Metafísica), este dossiê temático preocupa-se em agrupar estudos cujo interesse na literatura seja conduzido pelo olhar do conhecimento.
Uma dessas abordagens, no campo dos Estudos Comparados e ainda em construção, é a Epistemologia do Romance, em que saberes disciplinares convergem no locos de observação daquilo que objetos literários provocam enquanto reflexões importantes sobre o sujeito moderno e contemporâneo. No seu escopo, o viés de investigação afirma-se a partir de pilares disciplinares como a Estética, a Epistemologia e a Hermenêutica, contudo, sem construir barreiras a outros diálogos interdisciplinares bem como a outras manifestações literárias, diversas no tempo, no espaço ou no gênero formal.
Portanto, é interesse desta edição contemplar discussões que entabulem diálogos interdisciplinares, epistemológicos, estéticos e hermenêuticos da Literatura com outras áreas e outros saberes.
Serão aceitos artigos que promovam reflexões sobre:
Palavras-Chave:
Educação; Epistemologia do Romance; Estética;
Filosofia; Literatura; Literatura Comparada.
Submissões até 31 de maio de 2020.
Fonte: PPGMEL